Caso de Estudo SERCLA - Serviço de Classificação de Leite | QMSiTech®
- 29 de jul.
- 3 min de leitura
Setor: Alimentar | Solução: QMSiTech® | Localização: Ponta Delgada, Açores | Ano: 2022
Sobre o SERCLA - Serviço de Classificação de Leite
O Serviço de Classificação de Leite (SERCLA) é um serviço externo do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) sob a tutela da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (SRADR) e tem como função efetuar a classificação de leite à produção. Tem como missão ser reconhecido em toda a fileira do leite como um parceiro na promoção e melhoria da qualidade e contribuir para a confiança e diferenciação do leite dos Açores.
Atividade

No âmbito da sua atividade, o SERCLA compromete-se
a implementar e respeitar os requisitos definidos pela
norma NP ISO/IEC 17025:2018 e legislação em vigor; melhorar continuamente o Sistema de Gestão; sensibilizar os funcionários para a importância do Sistema de Gestão, no desempenho das suas funções e responsabilidades; agendar, colher e recolher amostras adequadamente, respondendo às especificidades do cliente; utilizar material nas devidas condições para a colheita de amostras; garantir o desenvolvimento técnico e a implementação das melhores práticas e técnicas científicas, com intuito de alcançar a excelência; garantir o rigor, fiabilidade, credibilidade e competência na produção de resultados conforme a legislação e normas quando aplicáveis, cumprindo todos os critérios de exatidão e precisão; garantir a rapidez da informação de resultados, adequado à satisfação do cliente e partes interessadas; assegurar a confidencialidade, imparcialidade e consistência dos resultados e assegurara implementação das ações necessárias para tratar o risco e oportunidades.
O Serviço de Classificação de Leite (SERCLA) tem como função efetuar a classificação de leite à produção.
"Processo de gestão muito mais ágil e desmaterializado,com responsabilidades bem definidas e acessos específicos para cada utilizador."
Dra. Maria Carolina Câmara - Presidente do IAMA, IPRA
O Desafio
Instalação, configuração e Implementação do QMSiTech®
Configuração das aplicaçõesde acordo com as necessidades do cliente
Formação dos utilizadores do software
Execução de testes funcionais de operação do software
A Implementação
Gestão documental
Pessoal
Formação
Equipamentos
Atividades
Constatações
Auditorias
Qualificação de fornecedores
Inquéritos
Gestão de stocks
Resultados Alcançados
A solução QMSiTech® tornou o processo de gestão muito mais ágil e desmaterializado, com responsabilidades bem definidas e acessos específicos para cada utilizador. O software impactou na melhoria e simplificação dos processos do laboratório, tornando o sistema de gestão de qualidade mais célere, mais robusto e adaptável às suas necessidades.
Entrevista Conte-nos como foi?
Dra. Maria Carolina Câmara - Presidente do IAMA, IPRA
"A implementação do QMSiTech® representou um verdadeiro salto qualitativo na gestão, libertando as equipas das tarefas rotineiras e permitindo investir mais tempo na melhoria e simplificação dos processos laboratoriais."
A maior dificuldade que tinham antes de implementarem o QMSiTech®?
Em termos de Gestão de Documentos o processo era demasiado burocrático e apesar de utilizarmos documentos digitais tínhamos sempre a necessidade de imprimir e assinar para a tomada de conhecimento. A gestão de equipamentos era efetuada através de bases de dados Acess, sendo que para seu cumprimento, o registo dos prazos de calibração era efetuado manualmente. Em termos de gestão de atividades também sentíamos as mesmas dificuldades. A Gestão de trabalho não conforme, era realizada através de uma solução interna Acess, com algumas limitações, sobretudo porque o processo de reporte era demasiado polarizado e necessitávamos de recorrer a diversas ferramentas até à análise da eficácia das ações corretivas, tornado o processo moroso e incompleto relativamente ao ciclo de melhoria continua. Finalmente, a Gestão de Stocks era feita manualmente, sendo que o valor real de stocks só era obtido no final de cada mês com o lançamento de todas as saídas.
Porquê a escolha da Ambidata® e como foi a relação ao longo do projeto?
A escolha da Ambidata® derivou da recomendação por parte de diversos laboratórios que já utilizam a ferramenta. A relação durante o projeto foi na nossa perspetiva uma relação win-win em que conseguimos tornar o nosso processo de gestão mais ágil, obtivemos consultoria ao nível do cumprimentos do requisitos da norma ISO 17025 e a Ambidata® por sua vez, na nossa opinião, obteve melhorias derivadas dos desafios que colocámos na adaptação à realidade do serviço.
Os benefícios/vantagens após a implementação do software?
Processo de gestão muito mais ágil e desmaterializado, com responsabilidades bem definidas e acessos específicos para cada utilizador. Cada utilizador tem agora acesso ao que necessita para a execução
das sua funções de forma fácil, rápida e segura. Foi sem dúvida, um salto qualitativo na nossa gestão, conseguindo-se alcançar o objetivo principal: que as pessoas tenham mais tempo para investir nas capacidades de melhoria e simplificação dos processos laboratoriais, ao invés de estarem a efetuar tarefas de rotina. Pois, em última análise, é em conjunto com os recursos humanos, que conseguimos progredir todos os dias no foco da nossa missão: “Contribuir para a Confiança e Diferenciação do Leite dos Açores".
Este conteúdo foi útil?
Sim
Não
© 2024 by Ambidata, Lda. Designed by studio-merge.com. LabWay-LIMS® é uma marca registada da Ambidata - Digital Innovation, Solutions & Consulting, Lda (ambidata.com)
Comments